terça-feira, 5 de maio de 2015

Há substituto para Maxi?

A novela em torno da renovação de Maxi Pereira é algo que preocupa os benfiquistas.

No período pós-Veloso foi o uruguaio quem mais se destacou na posição de lateral direito. (Miguel foi outro nome que teve também algum destaque, mas muito longe do consenso que Super Maxi gera). Depois da bonança que Veloso proporcionava, houve uma tempestade na lateral, com nomes como Marinho, Okunowo, Rojas, Dudic, José Sousa, Eder Bonfim, Gary Charles, Ricardo Esteves, Toni, Quim Berto, Armando Sá, Pedro Correia ou Luis Filipe, até que chegou Maxi... e voltou a calma ao lado direito.

Esta calma vale 2 milhões / ano?
Vale. Basta fazer contas.
2 milhões por ano durante 3 anos (Maxi tem 30, já não vai para novo), dá 6 milhões.

Onde é que o Benfica vai encontrar um jogador com a qualidade de "el Mono" por 6 milhões?
Não encontra. Fala-se em Mayke, mas só o passe do brasileiro custa 8 milhões, fora ordenados e prémios de assinatura...

Ainda por cima Maxi é mais que o seu futebol. Maxi é mística. Maxi é o mais provável herdeiro da braçadeira de Luisão.

Tudo bem, Maxi é burro no que toca a escolher empresário, mas ninguém é perfeito...

Por outro lado, olhando para a política de contenção de despesas do Benfica, não será de estranhar que, caso Maxi saia, a solução seja procurada internamente. Assim temos como potenciais candidatos à vaga do uruguaio alguns nomes...

Amdré Almeida - É o bombeiro do plantel e parece a aposta mais segura para substituír Maxi. Será desta que se fixa numa posição? A seu favor tem o facto de ser disciplinado taticamente e defender muito bem. Contra si tem o facto de nunca ter tido uma continuidade na mesma posição ao longo de uma época inteira, não criando assim rotinas da posição. Não é um lateral ofensivo, o que, numa equipa de ataque poderá ser um forte revés.

Nelson Semedo - É o jogador com mais minutos na equipa B do Benfica. O defesa que os encarnados contrataram ao Sintrense há 2 anos fixou-se na posição e não tem dado hipóteses à concorrência. Aspectos positivos; Lateral muito ofensivo. Cresceu muito com a orientação de Hélder Cristovão. É um dos jogadores protegidos pelo presidente. Aspectos negativos; Nunca jogou ao mais alto nível. A segunda divisão não é a primeira e o Benfica é um clube de topo.

Lindelof - Veio como lateral mas tem derivado para o meio ao longo do tempo. Tal como Maxi, está em processo de renovação. Aspectos positivos; Estampa física. É muito forte defensivamente. Aspectos negativos; Tal como André Almeida não é um lateral atacante. Tem jogado a central ou a médio centro o que poderá ter-lhe retirado alguma rotina como lateral.

Bruno Gaspar - Ganhou a titularidade no Guimarães à oitava jornada e não mais largou o lugar. Rui Vitória não prescinde dele como lateral. Aspectos positivos; Cresceu como jogador neste ano de empréstimo. Ganhou a titularidade no Guimarães, uma equipa que luta para os lugares cimeiros da tabela. Aspectos negativos; Nunca foi aposta de Jesus, que não o vê como alternativa para o plantel.

Sílvio - Teve um ano para esquecer. As lesões não o largaram e a recuperação acabou por ser mais longa que o esperado. Aspectos positivos; É de todas as alternativas a mais experiente e consistente para a posição. Aspectos negativos; Será que ainda é jogador? Depois da fractura na tíbia durante o jogo dos quartos de final da Liga Europa do ano passado, praticamente não jogou.

Luiz Felipe - Erro de casting ou jogada de empresários? Talvez seja o caso mais estranho nos últimos anos de contratações do Benfica. Aspectos positivos; Com confiança pode ser perigoso no apoio aos atacantes. Aspectos negativos; Não tem qualidade para o Benfica. Não defende. Erra muito a nível tático. Este ano passou por 3 clubes (fracos), sem se conseguir impor.

Com as alternativas à vista, será um erro Luís Filipe Vieira não fazer um esforço para segurar Maximiliano Pereira.

Hugo Barreiros

Sem comentários:

Enviar um comentário