segunda-feira, 15 de junho de 2015

Vamos lá comparar!

Depois de apresentado o novo treinador do Sport Lisboa e Benfica, posso finalmente compará-lo com o antigo.

Quando leio artigos que dizem que Rui Vitória não é ninguém ao pé do super-titulado Jorge Jesus, torço o nariz.

Para fazer uma comparação justa, temos que ir buscar o Jorge Jesus que saiu do Braga rumo ao Benfica. Esse Jesus é um homem de 55 anos. Rui Vitória precisou de apenas 45 anos para chegar ao Glorioso (já não estou a contar com a passagem pelos juniores há 10 anos atrás).

Antes de chegar ao Benfica Jesus não tinha títulos oficiais de nomeada. Apenas um campeonato nacional da 3a Divisão com o Amora, (em 1991/92). (Não me venham com a Intertoto do Braga em 2008). Vitória para além de um campeonato da 2a Divisão, (com o Fátima em 20008/09), tem no seu currículo tem uma Taça de Portugal ganha ao serviço do Guimarães (2012/13)... Contra o Benfica de Jesus.

Há ainda outros parâmetros que gostaria de analisar. Vitória nunca andou para trás na carreira. Vilafranquense, Benfica (juniores), Fátima, Paços de Ferreira e Guimarães para agora chegar à equipa principal do Benfica.

Já Jesus, andou por vários clubes em divisões inferiores como Amora, Felgueiras, União da Madeira, depois dá o salto para o Estrela da Amadora, Setúbal, o regresso ao Estrela e o salto para Guimarães. Depois um pequeno  retrocesso para ir treinar o Moreirense, tendo depois tido uma ascensão mais fundamentada. Leiria, Belenenses, Braga e Benfica. Volta agora a andar um pouco para trás ao deixar a equipa bi-campeã e rumar ao Sporting.

Vitória nunca foi despedido. Jesus conta com 3 chicotadas psicológicas no currículo. Em 1997/98 no Felgueiras, foi substituído por Rui Luís (curiosamente actual treinador do Felgueiras), em 2003/04 é dispensado do Guimarães (onde foi substituído por Augusto Inácio, homem que agora pôs fora do futebol leonino), e na época seguinte substitui Vítor Oliveira no comando do Moreirense até ao final da época sendo dispensado após o término do campeonato.

Vitória tem uma descida na carreira, (em 2007/08 com o Fátima). Jesus conta com duas descidas na carreira. Em 1995/96, desce com o Felgueiras na mesma época em que tinha subido ao principal escalão do futebol português, e em 2004/05 desce com o Moreirense.

Nem vou enveredar pelo lado mais ou menos académico ou mais ou menos polido dos dois treinadores porque cultura nunca foi sinónimo de sapiência futebolística.

Não quero parecer partidário, mas parece que Vitória está uns passos à frente de Jesus quando este chegou ao Benfica.

Hugo Barreiros

Sem comentários:

Enviar um comentário